TEMA: Religião e crenças religiosas Definição
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
8ºC,
EIXO TEMÁTICO
Crenças religiosas e filosofias de vida
HABILIDADES
(EF08ER01) Discutir como
as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e
coletivas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Crenças, convicções e atitudes:
CONTEÚDO
A religião e a coesão
social
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar o
conceito de convicção no que se refere ao comportamento social a partir da
religião.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base na leitura de
texto para explorar algumas definições denotativas sobre convicções. Na
oportunidade, realizaremos atividades com vistas em promover fixação do
conteúdo abordado.
MATERIAL:
Prefeitura
Municipal de Santos SP. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br/?q=file/81787/download&token=RSPCFxYP.
Acesso em 05/02/2024.
TEXTO
1 Dentre os fenômenos
pertencentes, exclusivamente, ao ser humano, está a religião. Toda cultura ou
civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais
elementar ou mais complexo, por isso, é importante lembrar que as religiões são
parte importante da memória cultural e do desenvolvimento histórico de todas as
sociedades.
2. Muitos
pesquisadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e definir o que é a
religião. Porém, neste material vamos recorrer novamente aos dicionários para
ver algumas definições para a palavra religião.
3. Dicionário 1.
Convicção da existência de um ser superior ou de forças sobrenaturais que
controlam o destino do indivíduo, da natureza e da humanidade, a quem se deve
obediência e submissão.
4. Dicionário 2.
Crença na existência superior de um poder sobre-humano, do qual o crente se
considera dependente.
5. As principais
definições encontradas nos dicionários, vincularam a religião a existência de
um ser superior, porém existem religiões que se pautam na convivência imediata,
entre o homem e a natureza, e que não tem como ponto-chave o entendimento do que
está além do nosso mundo.
6. Sendo assim,
podemos perceber que no mundo existem várias crenças religiosas, por isso o
Brasil é um país de Estado Laico, ou seja, imparcial, quando se trata de
religião, o que é assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e
pela Constituição Federal. Sendo assim, os nossos colegas da escola podem ter
ou não uma religião, que pode ser igual ou diferente da escolha da maioria, mas
independente disso, devemos respeitá-lo, pelo direito a escolha religiosa de
cada um.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de
pontos relevantes abordados na aula.
Resolução de atividades
objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Buscar em caça-palavras termos
relevantes para a aula.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
CLIQUE AQUI para responder parágrafo 1!
CLIQUE AQUI para responder parágrafos 2, 3, 4 e 5!
CLIQUE AQUI para responder parágrafo 6!
🔖Parte reservada aos
Estudos para as Avaliações🎒
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões
objetivas trabalhadas nessa aula parágrafo 1.
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões objetivas trabalhadas nessa aula parágrafo 1.