Aula 4 Religião e crenças religiosas Aplicação

TEMA: Religião e crenças religiosas Aplicação

Nossa aula foi:

8ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

8ºC, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

EIXO TEMÁTICO

Crenças religiosas e filosofias de vida

 

HABILIDADES

(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Crenças, convicções e atitudes:

 

CONTEÚDO

A religião e a coesão social

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar o conceito de convicção no que se refere ao comportamento social a partir da religião.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base na leitura de texto para explorar algumas aplicações conotativas sobre convicções baseadas na(s) religião(ões). Na oportunidade, realizaremos atividades com vistas em promover fixação do conteúdo abordado.

 

MATERIAL:

Prefeitura Municipal de Santos SP. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br/?q=file/81787/download&token=RSPCFxYP. Acesso em 05/02/2024.

 

TEXTO

1. As crenças e convicções influenciam nossa vida mais do que imaginamos. As escolhas que fazemos em nossas vidas, sejam simples ou mais complexas, são influenciadas pelas nossas crenças e convicções, religiosas e não religiosas. A seguir veremos alguns exemplos de crenças não religiosas que influenciam em nossas escolhas, porém muitas vezes nem percebemos.

2. As vezes deixamos de estudar algumas disciplinas escolares, por acreditar que não conseguimos aprendê-la e, às vezes, falamos ao nosso professor ou professora que é de família. Essa crença, pode dificultar o processo de aprendizagem, e acabar sendo limitante na aquisição do conhecimento escolar. Quando de repente, não queremos mais estudar nada sobre aquilo, e as profissões que penso em adquirir no futuro não pode envolver aquele tipo de conhecimento.

3. “Não tenho jeito para isso”. Às vezes, temos a crença que não temos jeito para ser o líder de um grupo de estudo, por ter medo de desapontar os amigos ou o professor. Sendo assim, sempre que somos colocados como líderes, pedimos para sair da função. Quando nos tornamos adultos e pensamos em trabalhar queremos sempre estar na posição de quem é liderado e não de líder.

4. Percebeu como as nossas crenças são como filtros pelos quais interpretamos o mundo e que influenciam em nossas ações e escolhas? No entanto, devemos entender que muitos outros fatores, além da nossa crença e convicções, contribuíram para nossas escolhas.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes abordados na aula.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Buscar em caça-palavras termos relevantes para a aula.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

CLIQUE AQUI para responder!


🔖Parte reservada aos Estudos para as Avaliações🎒

CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões objetivas trabalhadas nessa aula.