TEMA: Religião e crenças religiosas Aplicação
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
8ºC,
EIXO TEMÁTICO
Crenças religiosas e filosofias de vida
HABILIDADES
(EF08ER01) Discutir como
as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e
coletivas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Crenças, convicções e atitudes:
CONTEÚDO
A religião e a coesão
social
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar o
conceito de convicção no que se refere ao comportamento social a partir da
religião.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base na leitura de
texto para explorar algumas aplicações conotativas sobre convicções baseadas na(s)
religião(ões). Na oportunidade, realizaremos atividades com vistas em promover fixação
do conteúdo abordado.
MATERIAL:
Prefeitura
Municipal de Santos SP. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br/?q=file/81787/download&token=RSPCFxYP.
Acesso em 05/02/2024.
TEXTO
1. As crenças e
convicções influenciam nossa vida mais do que imaginamos. As escolhas que
fazemos em nossas vidas, sejam simples ou mais complexas, são influenciadas
pelas nossas crenças e convicções, religiosas e não religiosas. A seguir
veremos alguns exemplos de crenças não religiosas que influenciam em nossas
escolhas, porém muitas vezes nem percebemos.
2. As vezes deixamos
de estudar algumas disciplinas escolares, por acreditar que não conseguimos
aprendê-la e, às vezes, falamos ao nosso professor ou professora que é de
família. Essa crença, pode dificultar o processo de aprendizagem, e acabar
sendo limitante na aquisição do conhecimento escolar. Quando de repente, não
queremos mais estudar nada sobre aquilo, e as profissões que penso em adquirir
no futuro não pode envolver aquele tipo de conhecimento.
3. “Não tenho jeito
para isso”. Às vezes, temos a crença que não temos jeito para ser o líder de um
grupo de estudo, por ter medo de desapontar os amigos ou o professor. Sendo
assim, sempre que somos colocados como líderes, pedimos para sair da função. Quando
nos tornamos adultos e pensamos em trabalhar queremos sempre estar na posição
de quem é liderado e não de líder.
4. Percebeu como as
nossas crenças são como filtros pelos quais interpretamos o mundo e que
influenciam em nossas ações e escolhas? No entanto, devemos entender que muitos
outros fatores, além da nossa crença e convicções, contribuíram para nossas
escolhas.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de
pontos relevantes abordados na aula.
Resolução de atividades
objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Buscar em caça-palavras termos
relevantes para a aula.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
CLIQUE AQUI para responder!
🔖Parte reservada aos
Estudos para as Avaliações🎒
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões
objetivas trabalhadas nessa aula.